Páginas

segunda-feira, 3 de março de 2014

Palestra: "A Entrevista Inicial em Psicologia Analítica - reflexões sobre a metodologia"

Depois de muito tempo sem aparecer por aqui, olha eu aqui de volta!

Sumi por um ótimo motivo: trabalho, muito trabalho!

Como já comentei no post anterior, no segundo semestre de 2013 iniciei o tão sonhado curso de Formação de Analista pelo IPAC (Instituto de Psicologia Analítica). Somado às aulas e ao consultório, o curso é muito puxado, com muitas leituras e muito trabalho pra fazer para cada encontro (que ocorre uma vez por mês).

Nesse primeiro semestre de curso lemos e discutimos três livros: A Prática da Psicoterapia (do nosso querido Jung), Methods in Analytical Psychology (do Hans Dieckmann, esse livro eu já conhecia mas nunca tinha lido com aprofundamento) e Transferência Contratransferência (organizado pelo Murray Stein e Nathan Schwartz-Salant; esse eu não conhecia e foi uma grata surpresa, o livro apresenta uma discussão rica e completa sobre esse tema no enfoque da Psicologia Analítica).

Como devem imaginar, muitas reflexões se iniciaram em minha mente a partir dessas leituras, e a principal delas foi acerca do método...

Tivemos que ler o livro do Dieckmann em inglês, pois o livro não está traduzido para o português. E aí, conforme fomos discutindo sobre o tema, percebemos que não há NENHUM livro em português sobre metodologia de Psicologia Analítica.

Na verdade, o que se percebe é que há resistência dos "junguianos" em discutir o método e a técnica da psicoterapia, talvez com receio de que isto fique "no meio da relação dialética". E esse receio tem sua razão de ser, uma vez que Jung ressalta o tempo todo que a base do trabalho é a relação humana, verdadeira, dialética, entre os "dois sistemas psíquicos". Fato é, que um método rígido de fato coloca em risco a autenticidade da relação. Entretanto, a análise é um trabalho, e como em todo trabalho, técnica e método são necessários.

Diante disso, passei a refletir sobre o tema, e dessas reflexões surgiu a ideia de algumas palestras acerca da metodologia em Psicologia Analítica. A primeira delas acontecerá no dia 08 de março de 2014, e será sobre a entrevista inicial (já fiz um post sobre o tema, para acessá-lo clique aqui). As ideias que irei apresentar nesse dia são baseadas no que Dieckmann discute em seu livro, mas também farei uma pequena reflexão sobre a questão da metodologia em Psicologia Analítica.

A divulgação da palestra está abaixo, e aí já estão as instruções para inscrição. Espero por vocês lá!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário