Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tríscele



O Tríscele é  um antigo símbolo indo-europeu. Triskelion é uma palavra de origem grega que  significa "três pernas", pois a imagem lembra três pernas correndo. As três curvas representam o movimento rotacional da vida e do universo. Como as espirais, pode se mover no sentido horário ou anti-horário. Simbolicamente, o sentido horário representa  expansão e crescimento enquanto o sentido anti-horário, refere-se a proteção e recolhimento.


Ambos os movimentos são importantes na análise e acontecem continuamente no processo de individuação. Ao mesmo tempo em que acontece a progressão da libido, sendo esta investida no mundo externo e possibilitando expansão e crescimento, a regressão da libido, através do recolhimento, com seu investimento nos conteúdos internos, é essencial para o desenvolvimento psíquico e transformação interior. 
Não é por acaso que foi essa a imagem que escolhi para colocar em meu cartão.


Um comentário:

  1. Amei. Essa imagem e sua interpretação me lembra a rotação dos chackras que tanto giram em sentido horário quanto anti-horário, nos trazendo equilíbrio. Isso em minha opinião representa a própria vida, pois em alguns momentos estamos abertos a tudo e a todos, principalmente na juventude. Em outros, temos vontade de nos fecharmos e ouvirmos apenas nosso Eu Interior, isso na maioria das vezes, já na idade madura. Parabéns!

    ResponderExcluir