Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Votos de uma nova atitude!

Último post do ano...

Fiquei pensando no que eu gostaria de deixar registrado aqui, como que uma mensagem de Ano Novo, aquilo que desejo a todos, e só consegui pensar numa coisa: que busquem uma atitude religiosa!
Calma, calma, não estou falando de Igreja! Estou falando de uma atitude!!!

Ao falar em religião, utilizo para ela a mesma definição que o professor Jung, a partir do termo latino religere, que indica uma acurada e conscienciosa observação do “numinoso”. Jung ressalta que ao estudar a religião leva em consideração o homos religiosus, aquele que considera e observa cuidadosamente certos fatores que agem sobre ele e sobre seu estado geral (Vol. XI/1, parág. 11).

Pois bem, é disso que estou falando!
É necessário que descubramos em nós mesmos esse homos religiosus, ou a vida passará por nós desapercebida!

O que desejo é que abramos os olhos e o coração. O tempo todo as coisas estão acontecendo conosco e a nossa volta, e será que tudo está desconectado? É por acaso que passamos por traumas, dores, alegrias, encontros? Muitos dirão que sim e deixarão para lá! Inclusive fecharão essa página instantaneamente, "quanta besteira!". Ok! Sem problemas... Como é bela a democracia da internet.

Quem hesitar ou de cara disser: "claro que não!", continue comigo...

Com a prática clínica e com as experiências em minha própria vida, tenho cada vez mais descoberto que a atitude religiosa enquanto consideração cuidadosa sobre as experiências e olhar atento aos significados, possibilita que alguma transformação possa ser incorporada à vida.

Parar e olhar para as situações, se perguntar, "o que é isso?" e logo em seguida "o que posso aprender dessa experiência?"

Garanto, o tempo e energia gastos valerão a pena!

Assim, não ficamos no sofrimento pelo sofrimento. De cada evento importante podemos extrair algo para crescermos, para entendermos um pouco mais de nós mesmos e dos outros, para fazermos nossas próximas escolhas, e mais importante de tudo: para chegarmos um pouco mais perto de nós mesmos!

É isso o que desejo! Se cada pessoa tivesse uma atitude religiosa para com sua vida e para com os outros, garanto que o mundo estaria muito diferente, o ritmo seria mais lento e as vivências mais profundas e significativas!

De minha parte, posso dizer que procuro ser coerente com minhas palavras. Confesso que essa tal atitude não é fácil, por vezes é cansativa, as vezes dá vontade de deixar pra lá e seguir em frente! Mas é preciso sentir para saber como é maravilhosa a sensação de não deixar pra lá, de viver as experiências de verdade!

Obrigada àqueles que ainda me acompanham!

Desejo um lindo 2011 a todos, e espero me manter por aqui!

Um comentário: